DOR CRÔNICA E AGUDA

A dor é uma mensagem do organismo informando que algo está acontecendo e que é preciso ficar alerta. Mas é preciso também entender se a dor é aguda ou crônica.

Se ela surge repentinamente e dura um determinado tempo (até 2 meses), essa é uma dor aguda. Esse tipo de dor quer dizer ao indivíduo que existe alguma lesão ou disfunção no organismo, como as provocadas por lesão nos músculos ou no sistema nervoso.

Na dor crônica, a função de alertar se perde uma vez que a duração ultrapassa os dois meses, podendo se tornar permanente se não tratada corretamente. Com esse tipo de dor é necessário um tratamento multimodal, que é feito com vários profissionais da saúde. O ideal, ao sentir dor, é que o indivíduo investigue as causas junto a um especialista. Em ambos os casos o médico irá orientar qual o melhor tratamento para aliviar esse sintoma.

A Medicina Intervencionista da Dor é uma área médica, que oferece variadas possibilidades de diagnóstico e tratamento de diversos tipos de dor, através de procedimentos minimamente invasivos. O médico conta ainda com o recursos de imagem como ultrassom e raio-x para auxiliar a aplicação mais precisa da intervenção.

 

Clínica COEM | (61) 3548-3353 / 3548-3343