TRATAMENTO DE VARIZES: CLACS

Quem tem problema de varizes costuma sofrer com dois tipos de desconforto: o provocado pela dor das veias dilatadas, e o estético, uma vez que as veias ficam deformadas e muito aparentes. Normalmente as mulheres são as mais propensas a desenvolver esses problemas, levando-se em consideração o estilo de vida e ainda a questão hereditária de cada paciente. E por serem as mulheres mais atentas a saúde e a vaidade, a busca por tratamentos eficazes e mais indolores tem se tornado mais frequente nos consultórios médicos.

Para alívio de muitas pacientes um método inovador que alia eficácia e menos dor está sendo oferecido pelos angiologistas, o CLaCs. Esse métodos de tratamento associa o uso de duas outras técnicas de escleroterapia: Laser transdérmico e Escleroterapia convencional, ambas realizadas sob resfriamento da pele com um jato de ar gelado que funciona como uma anestesia local. Usadas de forma isolada essas técnicas promovem um bom resultado, todavia quando são associadas, os resultados são muito mais satisfatórios.

VANTAGENS

Com a CLaCs, as chances de realização de cirurgias diminui, o número de sessões necessárias para solucionar o problema também diminui e tudo isso de forma indolor. Outra grande vantagem desse tratamento é que o paciente está liberado para desenvolver suas atividades habituais, imediatamente após o procedimento, incluindo atividade física. Em poucos dias, os hematomas e processo inflamatório que resulta na esclerose dos vasos desaparecem e o resultado das sessões pode ser notado.

INDICAÇÕES

Não podemos esquecer que a primeira providência a ser tomada para solucionar esse problema é a consulta a um profissional especializado que pode ser um angiologista ou cirurgião vascular. Apenas esses especialistas estão aptos a realizar exames que irão indicar qual o tratamento adequado para cada tipo de problema.

Normalmente o CLaCS pode ser utilizado em veias capilares, que são mais fininhas e avermelhadas e veias arroxeadas, que são consideradas veias nutridoras e que tem o diâmetro um pouquinho maior e que normalmente seriam tratadas com cirurgia.

CONTRAINDICAÇÕES

Pacientes que apresentam alergia a qualquer componente utilizado na técnica do ClaCS não podem fazer esse tipo de tratamento, bem como pessoas que estejam com algum tipo de infecção imunodeprimidos.

No caso de gravidez, período em que é mais comum o aparecimento de varizes, recomenda-se que o tratamento seja feito após seis meses do nascimento do bebê.

Dr. Marco Antônio (Angiologista e Cirurgião Vascular | COEM)