LORDOSE, CIFOSE E ESCOLIOSE

Desvios ou doenças da coluna são muito comuns na idade adulta e têm impacto significativo na realização das atividades do dia-a-dia. Eles acontecem quando há redução ou aumento significativo das curvaturas da coluna, impactando diretamente em seu alinhamento.

Elas estão relacionada a fatores diversos, como sedentarismo ou má postura e interferem diretamente na qualidade de vida.

Conheça algumas das mais comuns:

Lordose

A lordose é uma das curvaturas naturais da coluna lombar e cervical. O aumento ou redução nesta angulação, projetando glúteos e deixando a barriga saliente, é a característica da hiperlordose, ou simplesmente, lordose.

Cifose

Assim com a lordose, a cifose é uma angulação natural da coluna, e é caracterizada pela projeção “para fora” da coluna.

O que chamamos de cifose é, na verdade, o excesso na curvatura natural, que deixa. Pessoa com a aparência corcunda. Ao contrário da lordose, a cifose está presente na região torácica e sacral.

Escoliose

A escoliose, comum em crianças na fase de crescimento, é o desvio lateral da coluna, deixando-a em formato sinuoso.

Causas
As causas das alterações das curvaturas da coluna como  hiperlordose, hipercifose e escoliose variam, mas normalmente estão relacionadas a fatores como:

• Traumas;
  • Má postura
  • Obesidade;
  • Alterações genéticas;
  • Fraqueza muscular;
  • Excesso de peso.

Sintomas

Em comum, todas essas alterações causam dor. Em estágios avançados essas doenças podem afetar a realização de atividades no da-a-dia.
Os sintomas normalmente aparecem em estágios mais avançados, por isso fique atento aos sinais de desconforto:

• Dores nas costas e pescoço;
  • Formigamento;
  • Fraqueza muscular na região;

Tratamento

O tratamento para essas doenças é, normalmente, indicado por uma equipe multidisciplinar e inclui medicamentos para dor e fisioterapia para auxiliar no tônus muscular da região, e para melhorar a postura do paciente.