OSTEOARTROSE

A Osteoartrose, também conhecida por osteoartrite ou, simplesmente, artrose, é uma doença comum que afeta as articulações de todo o corpo, apesar de ser mais comum nos membros inferiores, como joelhos, tornozelos e pés. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de brasileiros têm a doença que é mais frequente na população idosa.

O que é

A Osteoartrose é uma inflamação crônica das articulações que causa um desgaste na cartilagem, estrutura responsável por diminuir o atrito entre os ossos. O processo é parte natural do envelhecimento e pode ser agravado por fatores como sedentarismo e obesidade.

Sintomas

Os sintomas mais comuns da Osteoartrose são dor, inchaço e rigidez das articulações. Em estágios mais avançados, o paciente pode apresentar limitação nos movimentos e até mesmo deformação na área afetada.

É comum, ainda, sentir calor e vermelhidão na região das articulações além de fadiga, o que afeta diretamente na qualidade de vida do paciente.

Tratamento

O tratamento da doença é feito individualmente, de acordo com o histórico e características de cada paciente, e também leva em conta o estágio da doença. Além da administração de medicamentos para controlar a dor e a inflamação, fazem parte do enfrentamento à doença a perda de peso, fisioterapia e terapia ocupacional, por exemplo, que vão auxiliar no fortalecimento da musculatura, e no condicionamento físico.

Fique atento aos sinais do seu corpo e visite seu médico regularmente. O diagnóstico precoce ainda é a melhor alternativa para evitar os efeitos negativos da doença, prevenir a incapacidade funcional e garantir sua qualidade de vida.